130. Relato Sobrenatural - Duendes

Nossa... É um alívio voltar a escrever, depois de tanto tempo! Para os poucos visitantes que me restam nesse espaço, minhas sinceras desculpas. Agora, retomando o tema dessa publicação... 

Hoje vamos falar sobre duendes, criatura que segundo lendas, possui poderes sobrenaturais e com capacidade para desafiar as leis da física como a conhecemos, algumas das proezas incluiriam atravessar paredes, locomoção a velocidades incomuns e até teletransporte, a marca desse remonta traços de personalidade travessa e humor sensível, característico de criaturas da mitologia europeia, onde se acredita que lore tenha se originado. 


GOYA. Francisco. 1799


Xuxa Meneghel viu um duende?

Nem mesmo celebridades se eximem de vivenciar experiencias que fogem do natural, em uma entrevista dada ao programa "Altas Horas", transmitido pela Rede Globo de televisão, a apresentadora Xuxa Meneghel, confessou acreditar em seres sobrenaturais e no ensejo teria relatado uma de suas experiências...




"Podem me chamar de louca, mas eu vi um duende, eu estava no meu sítio, sabe quando você está em um hotel que eles empurram a coxa por debaixo da cama e você tem que ficar puxando?! Eu odeio isso, quando estava na minha cama, eu perguntei 

-Quem fez isso?! Tudo mundo sabe que eu não gosto! 

 Quando fui puxar, olhei e vi um duende olhando e soltando, daí a colcha inteira veio. Olha eu estava sozinha, morava em um sítio, cheio de bicho, me juntei todinha embaixo da coberta, rezando para que essa coisinha que estava ali que eu não sabia o que era, que fosse embora, pois eu não estava preparada para ver! E A LUZ ESTAVA ACESA, eu não estava com sono ou sonolenta, eu vi o bichinho ali mesmo e quando eu comecei a falar para todo mundo, todos riram da minha cara e me interromperam, dizendo que eu era louca, daí comecei a ler sobre duendes, passei a me informar de tudo sobre e fiquei alucinada..." 







Twitter. Acesso 29 nov. 2022. 


Santistas relatam histórias bizarras envolvendo duendes em garrafas 

Para introduzir o assunto, tenho que explicar o que são "garraduendes", são duendes feitos de forma artesanal e colocados dentro de uma garrafa, sendo tradicionalmente vendidos em São Thomé das Letras, em Minas Gerais e de lá são levados para vários estados como lembranças ou presentes.  


Caso Patrícia 

De acordo um relato publicado eletronicamente no "Santa Portal", uma estudante de geografia, chamada Patrícia, ganhou um duende engarrafado (aqueles de brinquedo para lembrancinhas) aos 17 anos durante uma viagem para São Thomé das Letras (que é um lugar misterioso por sí com vários relatos) não demorou muito para que a jovem tivesse experiencias sobrenaturais. 

"Toda vez que eu via ou tocava na garrafa, sonhava. Era o mesmo sonho. Eu estava em uma rua de pedras e via uma lojinha. Entrava e encontrava um senhor fazendo trabalhos manuais. Perguntava a ele onde a senhora estava, ele sorria e o sonho ia embora" - Segundo Patrícia. 

Devido a recorrência em ter o mesmo sonho, Patrícia decidiu voltar a São Thomé, pois queria entender toda essa situação e acreditava que de alguma forma teria relação com o local, em sua viagem levou Maiuí, como se chamava seu duende de brinquedo, que habitava a garrafa que ganhara de presente outrora. 

'Eu rodei a cidade inteira em busca do local em que minha elemental havia sido vendida. Não achei. De repente, me lembrei de uma loja de cristais que ficava perto. Encontrei e conversei com a atendente. Ela me contou que conhecia a artista que fez minha garraduente. Descobri que a senhora tinha passado por problemas familiares e decidiu fechar a loja. Na volta para o hotel, senti que a Maiuí estava "aliviada" de saber o que tinha acontecido.", Menciona. 

No mesmo dia, a estudante decidiu tirar a tampa da garrafa e "deixar a garraduente livre". Relatando:

"Parece que serviu de consolo escutar o que aconteceu. Desde então, os sonhos pararam e eu, sempre que posso, volto lá" 


Caso Ingrydd

Ingrydd de 21 anos, assim como Patricia, compartilham uma história parecida envolvendo duendes, ambas com experiencias relacionadas a São Thomé das Letras, a jovem também teria adquirido uma "lembracinha" do local, menciona: "Muitos dizem que a própria cidade tem duendes, e até uma passagem para o Peru. Quando o vi, sabia que o nome dele era Dudu. Cuidei e mimei assim que chegou em casa, mas um dia cheguei, a garrafa estava quebrada e ele para fora. Foi ai que entendi que ele gostaria de aproveitar mais a casa". 


Caso Amanda

Para Amanda de 21 anos, a história não foi tão tranquila quanto a de Ingrydd, relata que "Sempre colocava uma maçã, mas passaram meses e eu esqueci dele. Minha chave sumiu e eu fiquei louca atrás, limpei a casa toda achando que poderia estar em algum lugar caída e não achei. Na mesma noite, sonhei com ele andando pela casa e ele estava feliz. Assim que acordei, tirei da garrafa e no dia seguinte, achei a chave debaixo da cama, sendo que eu já tinha olhado lá para limpar". 

Além disso a estudante teria notado mudanças de posição. "O meu veio na garrafa como todos. Em volta da garrafa vem uma pedra, ele estava sempre de frente para a pedra. Certo dia, ele estava de lado! Sem falar das vezes que a garrafa ficou molhada por dentro como se estivesse respirando." Disse Amanda.  








REFERÊNCIAS

WIKIPEDIA. Acesso em 28 nov. 2022. 

SANTA PORTAL. Acesso em 28 nov. 2022.

YOUTUBE. Acesso em 28 nov. 2022.


Comentários